notícias

Agrometrika® na plataforma azure da Microsoft

13 de Mar, 2015

Agrometrika® entra no ambiente de distribuição de insumos usando a plataforma Azure

03.13.2015

Síntese:
A Agrometrika®, criada em 2011 após a parceria firmada entre a SIACORP e a Agrosecurity, desenvolve e implanta Sistemas Inteligentes de Automação de Crédito e Gerenciamento de Risco para o mercado financeiro e Empresas comerciais de Grande e Médio Porte. Hoje a Plataforma Agrometrika WEB dá suporte a mais de 2,7 bilhões de reais em financiamentos para o agronegócio. Como o mercado da Agrometrika® é geograficamente pulverizado, não era sustentável manter suas operações sem hospedá-las na nuvem. Por isso a Agrometrika® procurou a Microsoft e implantou a plataforma Azure. Assim, a empresa pôde assumir com segurança um SLA com seus clientes, ganhando estabilidade, confiabilidade, escalabilidade e acessibilidade.

Situação: 
A Agrometrika® nasceu em 2011, durante um projeto de reestruturação de área de crédito em uma empresa do setor de fertilizantes, através de um contato entre a SIACORP, uma empresa especializada em automação de crédito para bancos, e a Agrosecurity, uma empresa de consultoria focada em inteligência e agrofinanças. Um dos aspectos que diferencia o crédito no agronegócio de qualquer outro setor da economia são as rápidas mudanças de cenário de risco, motivadas por volatilidade nos preços das commodities, problemas climáticos, fitossanitários, tecnológicos etc. Na ocasião, a Agrosecurity, identificou a SIACORP como potencial parceira no desenvolvimento em um projeto inovador para o agronegócio. Após a composição de uma sociedade, as parceiras investiram em um processo de customização da plataforma pré-existente, criando modelagens específicas para análise de usinas sucroalcooleiras, cooperativas, distribuidores de insumos, cerealistas, produtores rurais, entre outros modelos. Desde o início, a Agrometrika® tinha desafios muito particulares, por exemplo: seu mercado é geograficamente pulverizado e não seria sustentável, técnica e economicamente, expandir suas operações sem o advento da computação em nuvem; sua base de clientes é heterogênea, ou seja, enquanto as grandes corporações, bancos, multinacionais de defensivos, tradings etc. têm grandes exigências técnicas, de segurança e número de usuários; as pequenas cerealistas, cooperativas e distribuidores de insumos têm capilaridade de operação e demandam um custo operacional mais baixo. Além disso, hospedar a aplicação e os dados de clientes no Brasil era uma demanda do setor, que não sentia confiança em operar em uma plataforma hospedada no exterior. Por isso, desde o início, Agrometrika® criou suas bases sobre a tecnologia Microsoft, obtendo a flexibilidade, a segurança e a escala necessárias para o crescimento – fatores que sua infraestrutura tradicional, com servidor próprio em contratos de colocation, não entregava.

Solução: 
Para crescer e, ao mesmo tempo, vencer algumas barreiras tecnológicas e o preconceito de potenciais clientes, era preciso um parceiro de peso, como a Microsoft. No momento em que o Azure passou a ter um datacenter no Brasil, a Agrometrika® foi uma das primeiras empresas a contratá-lo. Com a implementação do Microsoft Azure e a expectativa de crescimento, a Agrometrika® passou a investir mais no seu back office de inteligência que supre os aplicativos dos clientes com todos os indicadores necessários para realização das análises técnicas de crédito, tais como preços agrícolas, custos de produção para diferentes níveis de tecnologia, produtividade estimada, entre outros parâmetros, o que permite agilizar as decisões e reduzir a assimetria da informação, bastante comum no campo. Além de interagir com clientes, a equipe de inteligência possui seu próprio networking no campo, fazendo também o acompanhamento dos mercados locais e externos. Na área técnica, com o apoio dos clientes e a simplicidade operacional, a Agrometrika® WEB foi pode ser disponibilizada com a parametrizações demandada pelos usuários em aproximadamente uma semana.

Benefícios: 
A utilização da plataforma Azure foi fundamental para permitir a entrada da Agrometrika® no ambiente de distribuição de insumos. Hoje a empresa pode assumir com segurança um SLA com seus clientes, além de oferecer o serviço com mais qualidade e agilidade para o mercado. Após quase um ano de operação, clientes como Banco Indusval e Arysta LifeScience tiveram uma percepção positiva e notaram uma sensível mudança na estabilidade. “Quando começamos a utilizar o Agrometrika, pudemos contar com a customização do aplicativo, adaptando-o exatamente para a maneira como o banco opera. Quase três anos depois, o aplicativo é um dos pilares fundamentais da operação: nossa carteira de agronegócio tem um índice baixíssimo de indimplência, maximizando nossos resultados”, afirma Claudio Roberto Cusin, Diretor de Crédito do Banco Indusval. “Nossa área de TI avaliou a solução da Agrometrika e constatou que o fato de ela estar em nuvem não ofereceria nenhum risco ao banco de dados das análises e informações de nossos clientes, além de melhorar nossa eficiência operacional e integração com outros sistemas como SAP. Ter um aplicativo como o Agrometrika ajudou a otimizar o processo de análise de crédito, além de agregar informações atualizadas do mercado, culturas e clientes, mitigando os riscos em nossas tomadas de decisão”, complementa Joubert de Miranda Jr., Gerente Nacional de Crédito, Cobrança e Barter na Arysta LifeScience. Hoje, com um elevado grau de satisfação dos seus clientes, a Plataforma Agrometrika WEB já dá suporte a mais de 2,7 bilhões de reais em financiamentos para o agronegócio.

Link original do artigo: http://www.microsoft.com/enterprise/pt-br/it-trends/cloud-computing/articles/agrometrika-entra-no-ambiente-de-distribuicao-de-insumos-usando-a-plataforma-azure.aspx#fbid=h-HlMtMlg6i

Compartilhe:
Agrometrika
19 3826.4806 | 19 97146-5789
Avenida Benedito Storani, 1425 - Sala 113A
Casa Verde - Vinhedo/SP
Siga-nos
Política de Privacidade |Termos de Uso |Política de Segurança
Agrosecurity 2014 - Todos os direitos reservados
Criação de sites em Campinas, Vinhedo, Valinhos, Campinas - Labraro