notícias

O valor da transformação digital na gestão de risco de crédito

12 de Mar, 2018

Para suportar novas pressões regulatórias, expectativas dos investidores e concorrentes inovadores, alguns bancos estão redefinindo seu foco de valor e digitalizando seus processos de risco de crédito. Essa transformação digital no gerenciamento traz maior transparência aos perfis de risco. Com o uso de machine-learning, as instituições estão automatizando seus mecanismos de decisão de crédito. Isso têm extraído maior valor de seus processos, reduzindo o tempo de tomada de decisão, otimizando sistemas de alertas precoces e permitindo análise de volumes de dados grandes e complexos. Como resultado, há uma expansão nos negócios a partir de preços mais direcionados com base em risco, serviços mais rápidos ao cliente sem sacrifício nos níveis de risco e gerenciamento mais efetivo das carteiras existentes.

Cinco pressões fundamentais que se relacionam diretamente com a gestão de riscos estão sendo exercidas sobre o atual modelo de negócios dos bancos: expectativas dos clientes para serviços gerenciados digitalmente; expectativas regulatórias de uma função de risco de alto desempenho; a importância crescente de um forte gerenciamento de dados e análises avançadas; novos atacantes digitais que perturbam os modelos de negócios tradicionais; e uma crescente pressão sobre o custo/benefício, especialmente das empresas de tecnologia financeira (fintechs).

A adoção de processos digitais, permite ganhos em 3 principais frentes: Proteção de receitas – Redução do risco de perder clientes para concorrentes devido à processos lentos de aprovação; Redução do custo de mitigação de risco – Processamento de dados em tempo real e; redução de custos operacionais – Processos totalmente digitais com menor gasto de tempo e recursos. No entanto, estamos ainda no começo. Muitos processos permanecem além das capacidades digitais de muitos bancos. Com isso, há muito espaço para digitalização de processos e a melhor maneira de começar é mapeando e analisando sistematicamente o workflow do risco de crédito para assim, identificar oportunidades.

Leia o artigo completo original em inglês aqui.

Compartilhe:
Agrometrika
19 3826.4806 | 19 97146-5789
Avenida Benedito Storani, 1425 - Sala 113A
Casa Verde - Vinhedo/SP
Siga-nos
Política de Privacidade |Termos de Uso |Política de Segurança
Agrosecurity 2014 - Todos os direitos reservados
Criação de sites em Campinas, Vinhedo, Valinhos, Campinas - Labraro