notícias

Avaliação do XII Curso: Crédito, Commodities e Gestão de Recebíveis no Agro

29 de Mar, 2016

O XII Curso em Crédito, Commodities e Gestão de Recebíveis no Agronegócio foi realizado nos dias 16 e 17 de março de 2016 no Hotel Mercure, em Campinas/SP.

A Grade do Curso incluiu tópicos como: conjuntura do agronegócio, visão geral do crédito no ambiente agrícola, situação atual da liquidez no campo, principais estruturas e operações com commodities e vantagens e desvantagens das diferentes operações utilizadas nas campanhas de vendas de insumos, abordados por Fernando Pimentel. Já Felipe Prince abordou temas relacionados à avaliação de risco de crédito rural de pessoas física e jurídica, governança no crédito, limite de crédito, sistemas de gestão de crédito e exemplos práticos de análises em rating julgamental. Por fim, o Dr. Marco Antonio Marinelli abordou temas jurídicos relacionados aos diversos títulos agrícolas e gestão de carteira de recebíveis.

O curso contou com 31 participantes de diversos segmentos do mercado agrícola, tais como: tradings, fabricantes e distribuidores de insumos e participantes de aspectos relacionados à gestão agrícola. A Figura abaixo apresenta a disposição dos participantes por segmento de atuação no mercado.

Após a realização do curso, os participantes receberam uma ficha para avaliação do mesmo, dando assim, um retorno sobre o modo como o curso é realizado, bem como auxiliando no processo de melhorias para as próximas edições. Vale ressaltar que dois participantes tiveram que deixar o local do evento momentos antes da aplicação do questionário, assim 29 avaliaram o curso.

O primeiro quesito analisado pelos participantes foi com relação ao conteúdo da palestra. Tal avaliação foi dividida por palestrante. Os resultados são apresentados abaixo, tanto na Tabela, quanto na Figura.

É possível visualizar que o palestrante Fernando Pimentel obteve nota média de 9,24 sendo que 18 participantes avaliaram sua palestra como excelente e 11 como boa, não possuindo nenhuma avaliação nos quesitos péssima, ruim ou regular. Já o palestrante Felipe Prince obteve nota média de 8,55, sendo que 14 participantes avaliaram a palestra como excelente, 10 como boa, 4 como regular e somente 1 como ruim. Por fim, a palestra do Dr. Marco Marinelli obteve avaliação média de 9,41, com 19 participantes a avaliando como excelente e 8 como boa, não obtendo avaliações como péssima, ruim ou regular.

O segundo quesito analisado para cada palestrante foi com relação a parte da apostila de sua responsabilidade. Vale ressaltar que a apostila foi entregue a todos os participantes nas mesmas características e modelo. Além disso, o palestrante Felipe Prince após enviá-la à gráfica para impressão viu necessidade em apresentar dois novos conteúdos, útil a seu ver e que foram enviados posteriormente ao curso, via e-mail, para os participantes. As avaliações são vistas abaixo:

É possível visualizar que a apostila com conteúdo referente ao palestrante Fernando Pimentel obteve nota média de 8,55, sendo que 13 participantes a avaliaram como excelente, 13 como boa, 2 como regular, nenhum como ruim e 1 participante como péssima. Para a parte da apostila referente à palestra de Felipe Prince, a nota média foi de 8,34, sendo que 13 participantes avaliaram a apostila como excelente, 10 como boa, 5 como regular e somente 1 como péssima. Por fim, a parte referente à palestra do Dr. Marco Marinelli obteve avaliação média de 8,50, com 13 participantes a avaliando como excelente, 11 como boa, 3 como regular e 1 como péssima. Assim, a conclusão que se obtém é que a nota média para as partes referentes aos três palestrantes teve pouca variação (entre 8,34 e 8,50).

Por fim, a última avaliação com relação aos palestrantes foi a respeito do nível em que as informações apresentadas auxiliariam os participantes no desenvolvimento do seu trabalho. As avaliações são vistas abaixo:

É possível visualizar que o palestrante Fernando Pimentel obteve nota média de 8,90, sendo que 15 participantes avaliaram as informações da palestra como completamente envolvida nas suas atividades de trabalho, 12 como bastante envolvida e 2 como envolvimento médio. Para a parte referente à palestra de Felipe Prince, a nota média foi de 8,62, sendo que 13 participantes avaliaram como completamente envolvida à sua atividade, 14 como bastante envolvida, 1 como médio envolvimento e somente 1 como nada envolvida com sua atividade profissional no momento. Por fim, a parte referente à palestra do Dr. Marco Marinelli obteve avaliação média de 9,19, com 17 participantes a avaliando como completamente envolvida, 9 como bastante envolvida e 1 avaliação como médio envolvimento às suas atividades de trabalho.

Por fim, foram realizados dois questionamentos acerca da infraestrutura do hotel utilizado para o treinamento. As notas são vistas abaixo:

A partir das avaliações obtidas, é possível verificar que a maioria dos participantes acharam a infraestrutura da sala do hotel satisfatória (16 avaliações como excelente e 8 como boa), um participante achou regular e outro ruim. Com relação a qualidade do hotel (almoço, coffee break e demais serviços) as avaliações também foram positivas em sua maioria (19 avaliações como excelente e 7 como boa). Além disso, recebeu 2 avaliações como regular.

Por fim, foi questionado aos participantes se indicariam este curso a um colega. As respostas são vistas abaixo:

Através destas respostas, é possível observar que as expectativas com o curso foram supridas, visto que todos os participantes indicariam o mesmo a terceiros.

Para maiores informações sobre o curso realizado acesse a página do XII Curso: Crédito, Commodities e Gestão de Recebíveis no Agronegócio

 

Equipe Agrosecurity.

Compartilhe:
Agrometrika
19 3826.4806 | 19 97146-5789
Avenida Benedito Storani, 1425 - Sala 113A
Casa Verde - Vinhedo/SP
Siga-nos
Política de Privacidade |Termos de Uso |Política de Segurança
Agrosecurity 2014 - Todos os direitos reservados
Criação de sites em Campinas, Vinhedo, Valinhos, Campinas - Labraro